No início desta semana, rumores sobre o estado do projeto Fable começaram a circular após o mais recente elenco de notícias do Xbox foi ao ar no canal do YouTube de colteastwood. No episódio, o fundador do site Game On Daily, Gaz, disse:
Eu tenho uma fonte que me diz que o Fable teve que ser reduzido porque a equipe teve problemas com o motor. Eles não conseguiram adaptar a mecânica de jogo ao motor. Acho que ainda está avançando com o mecanismo Forza Tech. Um dos muitos problemas é que eles não tinham experiência na jogabilidade de mundo aberto para diferentes mecânicas.
Nada para se preocupar, mas pode estar mais longe do que você pensa.
Esta manhã, o produtor sênior de Fable, Amie Loake escreveu alguns tweets aparentemente em resposta direta aos rumores acima mencionados. Ela postulou que ajustar o escopo de um jogo é uma parte normal e saudável do desenvolvimento do jogo.
Eu queria esclarecer algo sobre o escopo; é uma parte normal, necessária e saudável do desenvolvimento do jogo. Posso garantir que todos os jogos AAA que você já jogou passarão por um escopo regular durante o desenvolvimento.
Sua intenção é garantir que a equipe esteja focada em uma visão clara e possa fazê-la no tempo que tem sem se matar. Os jogos que não foram definidos corretamente geralmente têm atrasos e crunch, ambos devemos evitar sempre que possível.
Embora tudo isso faça sentido, a resposta provavelmente será interpretada por muitos como implicando que há de fato alguma verdade nos rumores de Playground reduzindo o escopo de Fable.
O desenvolvedor baseado em Leamington ainda tem muitas vagas abertas, então eles também podem estar procurando contratar algum conhecimento específico que o projeto tem faltado. Afinal, ouvimos recentemente uma história semelhante de um ex-desenvolvedor do Playground que lamentou o lento progresso no Fable.
Esta nova parcela da franquia de RPG de fantasia foi anunciada originalmente em julho de 2020, embora tenhamos ouvido pela primeira vez que a Playground havia sido encarregada de desenvolver uma nova Fable no início de 2018.